segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Jambeiro Lá de Casa


Quando eu tinha sete anos de idade, meus pais construíram uma casa muito espaçosa e bonita. Das árvores que havia no terreno, apenas uma foi preservada, um jambeiro, de jambos bem vermelhos. Eu gostava muito dessa árvore. Em pouco tempo aprendi a subir nela até mesmo sem auxílio de escada, tinha um galho mais baixo que com um salto conseguia agarrá-lo com as mãos, depois alcançava com as pernas, não sei como fazia isso, hoje não conseguiria de forma alguma. Sei que dessa forma eu subia no jambeiro, ia de galho em galho até o topo.

Os jambos eram enormes e deliciosos! Às vezes levava uma sacola, onde colocava os jambos que tirava, mas geralmente tinha sempre alguém lá embaixo para pegá-los quando eu jogava. Isso quando eles não encontravam algum ou alguns galhos pelo caminho.

Eram muito doces! Algumas vezes, fazíamos sucos, mas o que eu gostava mesmo era de comê-los.

Sempre que eu subia, ia até o topo, adorava a vista lá de cima, dava para ver parte do telhado da minha casa, das casas vizinhas, um pouco do bairro. Quando subia no jambeiro, era com uma agilidade tão grande, que não sei como acontecia, isso era para subir naquele galho inicial, pois para passar entre os galhos era com bastante cuidado.

Meus pais pediam que eu tivesse cuidado, tanto eu como meu irmão, que é dois anos mais velho do que eu. Nossos pais confiavam em nós. Nunca houve nenhum acidente, durante os anos que subíamos em nosso jambeiro.

Meu irmão comia os jambos lá em cima mesmo. Eu preferia lavá-los antes.
Algo lindíssimo que acontecia, era antes dos frutos aparecerem. Formava sempre um lindo tapete cor-de-rosa, decorrente das suas flores. Então aos pés do jambeiro ao seu redor, todos os dias, amanheciam com o tapete cor-de-rosa. Só deixavam de cair, quando começavam a crescer os jambinhos.

Todos os dias aquele tapete era varrido, o vento espalhava muito. Devido a isso após alguns anos, minha mãe mandou cortá-lo. Foi plantado em seu lugar um coqueiro, que permanece lá até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário